Aprenda pequenos truques que vão fazer você arrasar na hora de preparar seus alimentos.
Para fazer frituras
O melhor jeito de conferir se o óleo está no ponto certo para começar a fritar é colocar uma colher de pau e ver se formam bolhas ao redor dela. Se sim, então a temperatura está exata.
Bife
Na hora de fritar um bife, escolha as carnes mais grossas, que ficam mais macias. Deixe a temperatura da panela ficar bem quente e doure por igual os dois lados, sem mexer muito no pedaço. Você pode usar óleo, azeite ou manteiga para fritar.
Calda de Caramelo
Ingredientes:
.Água e açúcar : duas medidas iguais de água e açúcar ou duas de açúcar e uma da água.
Modo de preparo:
Caramelo:
Numa panela, leve somente o açúcar ao fogo e deixe se derreter até ganhar a cor dourada. Depois acrescente aos poucos a quantidade de água indicada na receita, mexendo sempre até o açúcar se dissolver. A proporção ideal é, para cada xícara de açúcar, 1/4 de xícara de água. Lembre-se de que, quanto mais cozinhar, mais grossa ficará a calda.
Fio fino:
Ponha uma xícara de açúcar e meia de água na panela e deixe no fogo por 17 minutos. Retire uma pequena quantidade, deixe esfriar e pegue com o polegar e o indicador, afastando-os em seguida. Estará no ponto ao se formar um fio fino e firme.
Fio forte:
Deixe a calda engrossar um pouco mais do que para o fio fino. Retire uma pequena quantidade, deixe esfriar e pegue com o polegar e o indicador, afastando-os em seguida. Estará no ponto ao se formar um fio grosso e resistente.
Bala mole:
Deixe a calda no fogo por apenas oito minutos. Com uma colher, pegue um pouco e ponha em um recipiente com água fria. Estará no ponto quando, ao retirá-la da água, se formar uma bola que perde a forma. Bala dura: Deixe a calda no fogo por 13 minutos. Ponha um pouco em um recipiente com água fria. Com a ponta dos dedos, retire da água e faça uma bolinha. Estará no ponto se a bolinha mantiver a forma.
Pérola e mel:
Pérola é quando a calda, após cinco minutos de fervura, cai em fio formando uma bolinha na ponta. O de mel é obtido quando a calda começa a engrossar e, ao ser friccionada com os dedos, tem a consistência semelhante à do mel.
Arroz soltinho
Para evitar que o arroz fique empapado, o ideal é seguir a proporção de água: 2 xícaras de água para cada de arroz. E depois que o arroz estiver cozido, faça um furo no meio dele com um garfo e adicione uma colher de sopa de vinagre. Isso ajuda a deixá-lo mais solto.
Bolo bem cozido
As bordas do bolo estão ficando duras e o meio ainda está cru? Experimente usar uma folha de papel-alumínio, com a parte espelhada virada para baixo, para terminar o cozimento (5 a 10 minutos).
Na hora de assar o frango
Para tirar o cheiro forte, lave o frango com água, esfregue suco de limão ou vinagre e, em seguida, enxágue. Tempere a gosto e antes de levar ao forno, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina, para evitar que a carne resseque.
Saiba a diferença:
Branquear ou Saltear
BRANQUEAR um alimento nada mais é do que dar um “choque térmico”. O processo se dar da seguinte forma: você retira o alimento da água fervente e imediatamente mergulha-o numa vasilha com água e gelo. Isso mantêm os legumes com a cor vibrante e o processo de cozimento é interrompido. Se você não fizer o branqueamento os legumes ficam “feiosos” porque eles vão murchar, pois continuarão a cozinhar no seu próprio calor.
SALTEAR é uma técnica muito parecida com a fritura. A única diferença é que se usa pouquíssimo óleo e o fogo tem que ser bem forte. O alimento é cozido em alta temperatura e em movimentos de vai-e-vem. Esse método preserva melhor o sabor do alimento e distribui a temperatura por igual, deixando-os com uma coloração homogênea.