05/10/13
Diagnóstico precoce do câncer de mama é responsável por 90% de taxa de cura
Brasil deve registrar 60 mil novos casos de câncer de mama apenas este ano. É o que aponta o último levantamento do Instituto Brasileiro do Câncer.
O número é três vezes maior do que o registrado há três décadas, quando cerca de 20 mil mulheres contraíam a doença anualmente.
De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, em 2013 surgirão 52 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Este alto número reflete o que acontece em todo o planeta: o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais freqüente no mundo.
Outubro é o mês mundial de Consciência sobre o Câncer de Mama.
Com o objetivo de chamar a atenção para a atual realidade da doença e para a importância do diagnóstico precoce, desde 1990 acontece um movimento chamado “Outubro Rosa”.
O Outubro Rosa surgiu há mais de dez anos nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, com o objetivo de chamar a atenção para a atual realidade da doença e para a importância do diagnóstico precoce.
O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento que nasceu nos Estados Unidos tornou-se popular internacionalmente. Atualmente é realizado em vários países.
Todo ano, neste mês, campanhas de conscientização se espalham pelo mundo, na luta contra o câncer de mama. Durante este mês, estátuas, monumentos, torres e prédios em várias cidades do mundo inteiro são iluminados com luzes cor de rosa, para lembrar a população da importância da mamografia que permite o diagnóstico precoce da doença.
Indiretamente, lembra todos nós da importância dos cuidados preventivos e a realização regular dos exames que permitem o diagnóstico precoce de TODOS os tipos de câncer.
Apesar de uma certa controvérsia devido a mau uso do símbolo por algumas empresas com interesses puramente comerciais, a fita Cor de Rosa tem se tornado um símbolo de apoio às mulheres e homens que sofrem desta doença.